Serviços

Planejamento tributário

O planejamento tributário busca, por meio do estudo minucioso dos negócios e da estrutura organizacional das empresas, identificar as oportunidades de economia de impostos, bem como reconhecer possíveis falhas que levam às contingências tributárias.

A gestão tributária está integrada com todas as áreas da Empresa e utiliza como ferramentas os conceitos jurídicos e contábeis. Trata-se de um trabalho contínuo que analisa de maneira global a tributação da empresa e tem por objetivo:

  • Identificar eventuais erros cometidos e evitar contingências fiscais;
  • Examinar os procedimentos contábil-fiscais adotados pela empresa que refletem na apuração do IRPJ e da CSLL;
  • Auxiliar nas importações e exportações diretas ou via Trade Company;
  • Identificar os procedimentos gerenciais que elevam a carga tributária e que podem ser alterados;
  • Oferecer suporte visando à definição da classificação fiscal de produtos;
  • Implementar e acompanhar as medidas sugeridas (revisão da Declaração do – ECF– DIPJ – e escrita fiscal – ICMS, IPI, ISS).

Muitas empresas possuem saldo a compensar de IRPJ e de CSLL, decorrente de pagamentos indevido e de retenções feitas por bancos e clientes, cujo prazo de utilização é de 5 anos, após este tempo a empresa perde o  direito de realizar a compensação, apurando perdas que por muitas vezes afetam o caixa, situação que poderia ser evitada.

Diante disso, os empresários que precisarem deste serviço poderá contar com a H2R, que realiza revisões desta natureza com expressão a nível nacional, com inúmeras equipes de profissionais especializados nesta prestação de serviços.  A contratação deste serviços  pelos empresários se auto paga, pois é muito difícil não ser apurado alguma contrapartida em favor da empresa na revisão tributária.

Os erros encontrados em nossas revisões na maioria das vezes não podem ser diretamente atribuídos aos contadores, pois estes profissionais ficam expostos a grande quantidade de serviços  em seu dia a dia, quem nem sempre é percebido pelo empresário, tornando humanamente impossível administrar as recuperações de impostos.

Além da recuperação do IRPJ e CSLL acima citados, por muitas vezes ocorrem erros também nas apurações e pagamento do PIS, COFINS, ICMS e IPI, que também merecem uma atenção especial por parte dos empresários, podendo num processo de revisão fiscal completo ser identificados inúmeros pontos de recuperações de impostos e de contingências.

A H2R  possui profissionais que realizam serviços tributários complexos de forma a identificar e resolver os problemas fiscais de sua empresa, inclusive via procedimentos diretos na Receita Federal.